Início Destaques Idoso morre eletrocutado durante reparo particular em poste de energia em Luziânia

Idoso morre eletrocutado durante reparo particular em poste de energia em Luziânia

0

Publicado em 18/08/2025

O idoso que atuava como eletricista particular não tinha autorização para mexer na rede

Um homem de 70 anos morreu na tarde de domingo (17) após sofrer uma descarga elétrica, enquanto tentava mexer em um poste de energia no bairro Zuleika, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros, o idoso foi encontrado já sem vida, pendurado no alto da estrutura e em contato direto com a rede elétrica.

Durante o resgate, a rua precisou ser isolada até a chegada de técnicos da Equatorial Goiás, que desligaram a energia para permitir a retirada do corpo com segurança. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e confirmou o óbito.

Conforme a concessionária, a vítima realizava um reparo a pedido de um cliente quando sofreu o choque. A concessionária Equatorial Goiás informou que ele atuava como eletricista particular, mas não tinha autorização para intervir na rede.

Em nota, a empresa alertou que esse tipo de prática, além de ilegal, representa grave risco à vida e pode provocar acidentes fatais. A recomendação é que, diante de irregularidades ou necessidade de manutenção, os clientes acionem apenas os canais oficiais da distribuidora.

Bombeiros e técnicos da Equatorial desligaram a rede para retirada do corpo (Foto: reprodução)

Outros casos no Estado

Nos últimos meses, outros acidentes semelhantes foram registrados no Estado.

Em Goiânia, um trabalhador de 30 anos morreu após tocar em cabos energizados enquanto montava uma estrutura em uma obra no Setor Vila Alto da Glória.

Durante um bloco pré-Carnaval na capital, outro acidente também foi registrado. Na época, um homem de 65 anos tentou erguer fios de alta tensão para a passagem de um trio elétrico, mas acabou atingido por uma descarga fatal no cruzamento das avenidas Mutirão e T-55.

Já em Catalão, um jovem técnico de telecomunicações, de apenas 21 anos, sofreu um choque ao esbarrar na rede de alta tensão enquanto fazia manutenção em cabos de fibra ótica.

As corporações de segurança e a própria distribuidora reforçam que manipular a rede elétrica de forma irregular é crime, pode causar mortes e ainda prejudica toda a comunidade com interrupções no fornecimento e danos à infraestrutura.

Nota enviada pela Equatorial Goiás:

“A Equatorial Goiás lamenta o incidente ocorrido neste domingo (17), no Bairro Jardim do Ingá, em Luziânia, onde um eletricista particular sofreu uma descarga elétrica ao manusear cabos de energia e encostar na rede elétrica.

A companhia ressalta que é necessário ter extrema cautela no manuseio dos fios próximos a rede de energia. Além disso, a distribuidora destaca que permanece à disposição para apoiar nas investigações das autoridades policiais.

A concessionária alerta a população sobre os cuidados com redes elétricas, e destaca que realiza constantemente campanhas de segurança a fim de esclarecer e prevenir acidentes.”

Sair da versão mobile