Publicado em 31/08/2025
Final do Taça das Favelas: governo reforça apoio à inclusão social por meio do esporte
O vice-governador Daniel Vilela garantiu a continuidade do apoio do Governo do Estado ao setor esportivo, durante a final do campeonato Taça das Favelas Goiás, no Estádio Olímpico, em Goiânia.
O apoio se refere às diversas ações de valorização promovidas pela gestão atual, como o Bolsa Pró-Atleta e o projeto Construindo Campeões, que possibilitam que jovens tenham oportunidades de ingressar em times profissionais e em campeonatos reconhecidos mundialmente.
“Muitos atletas de comunidades periféricas têm a vida transformada por meio do esporte. É um caminho saudável, de crescimento, para aqueles que sonham em mudar a realidade de suas famílias e da comunidade”, afirmou Daniel.
Ele ressaltou também que a disputa fortalece não só o futebol masculino, mas também o feminino, que brilhou com a atuação das competidoras.
“Isso é muito importante para jovens talentosos que estão aí pelos campos de futebol das comunidades, e que sequer vislumbram um futuro na área. Agora, vamos ter que levar as meninas para outros campeonatos, porque elas realmente têm se destacado”, disse.
Capitã e goleira do Gentil Meireles, time vencedor, Magda Machado afirmou emocionada que jogar em um estádio que já sediou grandes competições da Federação Internacional de Futebol (Fifa) é uma grande responsabilidade.
“A gente lutou muito e, para as meninas mais novas que buscam espaço no futebol, estar aqui é muito importante, uma realização”.
Ao endossar o compromisso do Estado, o vice-governador destacou que, além de promover inclusão social, a Taça das Favelas possibilita o desenvolvimento dos jovens e oferece a chance de futuros profissionais do esporte serem descobertos por grandes clubes do país.
“Eu sou um defensor incansável do esporte e estamos investindo o máximo possível em todas as categorias. Sei que grandes jogadores da seleção brasileira foram rejeitados por clubes profissionais, mas têm talento e o que precisam é de oportunidades”, frisou.
A democratização do acesso ao evento ocorreu por meio da entrada gratuita, o que permitiu a mobilização das famílias.
Segundo o presidente da Central Única das Favelas (Cufa Goiás), Breno Cardoso, o apoio de pais e amigos que torcem é fundamental para incentivar os atletas a permanecerem no esporte. Ele também agradeceu pelas parcerias e divulgação.
“A periferia, que poucas vezes está no centro da sociedade, hoje é protagonista. Estamos ao vivo para milhões de pessoas na TV aberta, mostrando a nossa força”, enfatizou.
O time campeão da modalidade feminina foi o Gentil Meireles, e, no masculino, o Vila Alto da Glória. Os dois vão representar Goiás na etapa nacional da disputa, em São Paulo.