Economia brasileira recua em abril, diz monitor da FGV

A economia brasileira encolheu em abril, segundo o monitor do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado nesta terça-feira (18) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). 

PIB é a soma de todas os bens e serviçosproduzidos por uma sociedade. 

O indicador registrou recuo de 0,1% em relação ao mês de março do mesmo ano. O desemprenho ruim da agropecuária (-1,9%) e a indústria (-0,4%) foram as principais responsáveis pelo resultado de abril.  

O coordenador do monitor do PIB, Claudio Considera, afirma que a queda é a terceira retração mensal consecutiva registrada no ano

“O desempenho da agropecuária e da indústria explicam essa desaceleração da atividade econômica. A taxa acumulada em 12 meses chegou a 0,6%; menor crescimento registrado desde o acumulado em 12 meses até outubro de 2017. No acumulado em 12 meses até abril a indústria volta ao terreno negativo depois de 14 meses de crescimento. Chama atenção que a extrativa e a transformação também retornam a variações negativas”, afirma.

Em termos monetários, o PIB em valores correntes alcançou a cifra de aproximadamente R$ 2,3 trilhões de janeiro a abril deste ano. 

Este indicador estima mensalmente o PIB brasileiro em volume e valor. Segundo a FGV, “o objetivo de sua criação foi prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Total Page Visits: 184 - Today Page Visits: 1

Recommended For You

About the Author: desenv

Deixe um comentário