Laboratório da UFG pretende realizar 200 testes de covid-19 por dia

Entre 9 de abril e 16 de junho de 2020, o Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (Laces/ICB/UFG), realizou 1,5 mil análises para o diagnóstico de covid-19. Somente neste mês já foram realizados 900 testes. A meta é atingir os 200 exames diários.

De acordo com a gestão do Laces, o laboratório realiza cerca de 130 exames diariamente. A expectativa é de que a capacidade seja ampliada em breve para os mencionados 200 testes/dia, no entanto, diretoria ressalta que insumos, como reagentes, materiais químicos, kits para diagnóstico e coleta serão necessários.

“Todo o processo de compra e entrega de material tem sido muito lento, devido ao aumento da demanda mundial”, afirma Gabriela Silvério Bazílio, diretora do Laces . Ela informa ainda que a Rede de Laboratórios da UFG para o diagnóstico da covid-19 firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Goiânia e está aguardando a chegada de insumos para dar início ao trabalho.

Além disso, foi uma campanha de arrecadação de recursos foi criada em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape). As doações serão utilizadas para compra de reagentes para disponibilizar o diagnóstico ao maior número de pessoas possível.

Testes em servidores da UFG

No próximo sábado, 20 de junho, a UFG realizará teste de covid-19 para servidores sintomáticos da instituição. Serão triados e testados professores, técnico-administrativos e servidores terceirizados que apresentarem sintomas compatíveis com a doença.

Serão dois tipos de testes: RT-PCR, com coleta de amostras por swab de nasofaringe e orofaringe e testes rápidos, com coleta de sangue periférico, a depender dos dias dos sintomas. A UFG informou que os testes serão realizados na modalidade drive trhu, dentro de veículos, e reforça a importância do uso de máscara.

Os agendamentos serão feitos por telefone pelo número: (62) 99504-1940 e os atendimentos ocorrerão entre as 9h e as 16h,  com dois postos de coleta: no Câmpus Colemar Natal e Silva – Tenda do Centros de Aulas D; e no Câmpus Samambaia – Estacionamento do Centro de Eventos.

Total Page Visits: 171 - Today Page Visits: 2

Recommended For You

About the Author: Robson Charles