Trindade terá testagem em massa a partir de quinta (13)

A partir da próxima quinta-feira (13), Trindade dará início a um sistema de testagem em massa para detectar os casos de covid-19 no município. Expectativa é de que sejam realizados 180 testes diários em pacientes com sintomas da doença indicados pelo aplicativo “Dados do Bem”. Objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é rastrear e monitorar pacientes infectados com coronavírus para diminuir as contaminações.

Os interessados em realizar o teste do tipo RT-PCR terão de baixar o aplicativo disponível para Android e iOSe responder um questionário de autoavaliação, com respostas a perguntas sobre sintomas e quadro de saúde.

Com base nas respostas, a ferramenta seleciona as pessoas com perfil de caso suspeito. Os pacientes selecionados receberão um QR Code no aparelho celular e devem comparecer a um dos pontos de coleta localizados na Feira Coberta, na região Central de Trindade, e na Subprefeitura, na região Leste, local em que haverá opção de drive-thru.

Caso teste positivo, o paciente poderá indicar até cinco pessoas com quem teve contato para realizar o exame.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do município, foi ofertada capacitação para todos os profissionais escalados para atuar na organização, triagem, acompanhamento, testagem e atividade administrativa. Também haverá distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os envolvidos na ação.

Dados do Bem

Trindade é um dos 78 municípios selecionados pela Secretaria da Saúde (SES-GO) para ampliar a testagem por meio do aplicativo “Dados do Bem”. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Até a última semana, Goiânia e outras 13 cidades estavam aptas a realizar a testagem em massa: Americano do Brasil, Aragarças, Hidrolândia, Nova Crixás, Pirenópolis, Quirinópolis, Santo Antônio de Goiás, Vianópolis, Ceres, Rubiataba, Valparaíso, Bela Vista e Crixás.

O aplicativo “Dados do Bem” está disponível gratuitamente nas lojas virtuais para Android e iOS. Depois de baixar a ferramenta, a população terá de fazer uma autoavaliação. Com base nas respostas ao questionário, o aplicativo fará uma triagem. A pessoa que se enquadrar nos critérios receberá um convite para fazer o exame RT-PCR.

Total Page Visits: 172 - Today Page Visits: 1

Recommended For You

About the Author: Robson Charles