28 DE ABRIL: DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO É UMA DATA PARA TRAZER DEBATES IMPORTANTES SOBRE O TEMA

O Dia Internacional da Educação é celebrado anualmente em 28 de abril desde o ano 2000, após o Fórum Mundial de Educação que aconteceu em Dakar, Senegal. Após essa data ficou estabelecido o compromisso dos 180 países envolvidos de proporcionar educação básica à todas as crianças e jovens do mundo.

 

Quando se trata de educação muitos assimilam diretamente ao ambiente escolar, no entanto, além disso é importante ressaltar que a base da educação se inicia dentro de casa, na família. Segundo Rousseau, “A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui”.

 

Nesse período de pandemia e com o isolamento social, o estudo em casa se tornou uma prática fundamental para manter as aulas em dia. Para os familiares se tornou um desafio acompanhar a rotina escolar de crianças e adolescentes, além de se dedicar home office.

 

Diante desse cenário, se tornou notório os desafios que a educação passa diariamente. A formação online, também conhecida como EAD, tomou o espaço do ensino presencial, passou a fazer parte do cotidiano da população de forma única durante a pandemia e mesmo sendo algo novo, foi preciso se adaptar rapidamente à essa realidade.

 

O Dia da Educação é importante para trazer atona debates relacionados para que a educação possa ser melhor compreendida e mais valorizada. A educação – o conhecimento – são virtudes poderosas que nenhum indivíduo é capaz de roubar.

 

No próximo dia 29 de abril (quinta-feira) acontecerá o Encontros Formativos, abordando assuntos como, “A educação inclusiva de estudantes com altas habilidades/superdotação” e também “A defectología e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal”. A palestra será transmitida no canal IFG Câmpus Valparaíso no youtube, às 16h.

 

 

Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/

Texto: Lizandra Costa/Arte: Rangel Franco

Total Page Visits: 58 - Today Page Visits: 1

Recommended For You

About the Author: Robson Charles