DIA MUNDIAL SEM TABACO É DESTACADO EM VALPARAÍSO DE GOIÁS

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Faculdade Anhanguera, realizou nesta segunda-feira, no Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS), a ação: “Escolha a saúde: a vida vale mais”.

 

A iniciativa, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco (31/05), objetivou alertar a população valparaisense sobre os riscos do consumo dos produtos derivados do tabaco.

 

O município de Valparaíso de Goiás conta com um Programa de Tabagismo, coordenado pela enfermeira Bárbara Alves, que busca reduzir a prevalência de fumantes e, consequentemente, a morbimortalidade ao consumo do tabaco, com ações educativas e atenção à saúde.

 

“O programa funciona no setor de ambulatório do CAIS. Nós hoje estamos alertando a população, da importância que é o paciente que faz uso do cigarro, de nicotina e de outros tipos de fumo, estar abandonando e cessando este consumo”, ressaltou Bárbara.

 

Também estiveram presentes no ato conscientizador, a professora orientadora da Faculdade Anhanguera, Priscila Arquelau e as estagiárias: Edla Portugal, Gabrielly Marreiro, Igryd Monteiro e Yasmin Ferreira.

 

Saiba mais sobre o tabagismo

O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo.

 

A pandemia de Covid-19 pode ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, o Coronavírus.

 

Data

O Dia Mundial sem Tabaco foi instituído em 1987, pela Organização Mundial da Saúde – OMS, para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O hábito é responsável por 8 milhões de mortes ao ano e cerca de 25% dos óbitos por câncer.

 

Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/

Texto: Marcelo Carlos/Fotos: Antoniel Freitas

Total Page Visits: 104 - Today Page Visits: 1

Recommended For You

About the Author: Robson Charles