JUNTA MILITAR DE VALPARAÍSO DE GOIAS ALERTA JOVENS PARA O ALISTAMENTO OBRIGATÓRIO

O alistamento militar é um ato obrigatório que deve ser realizado por todo jovem brasileiro ou naturalizado, do sexo masculino, no período de 2 de janeiro até 30 de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos. Esse alistamento pode ser feito pelo site do Exército www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta Militar de Valparaíso de Goiás nº 354 para os jovens que residirem nos municípios de Valparaíso e Cidade Ocidental.

 

De acordo com o novo secretário da Junta Militar, Enoque Gregório Justo, após esse período, o alistamento deverá ser feito somente na Junta de Serviço Militar, mediante pagamento de multa. “Caso o jovem esteja residindo no exterior, deverá procurar o Consulado ou Embaixada do Brasil mais próxima”, acrescentou.

 

REQUISITOS PARA ALISTAMENTO FORA DO PRAZO

 

Ser cidadão brasileiro ou naturalizado, do sexo masculino, e estar completando 18 anos. O jovem deve procurar a Junta de Serviço Militar, munido dos seguintes documentos:

 

  1. Documento de identidade em que conste o nº do CPF.
  2. São considerados documentos de identidade, conforme Lei 12.037 de 1° de outubro de 2009 (dentro da sua validade): Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Identificação funcional ou outro documento público que permita a identificação do alistado.
  3. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção.
  4. Comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante;

 

ETAPAS

  • Fazer o alistamento pela internet através do site www.alistamento.eb.mil.br ou após 30 de junho, comparecendo pessoalmente em qualquer Junta Militar e mediante pagamento de multa;

     

    Assim que o cidadão for alistado e designado para a Seleção Geral, receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM). O cidadão deverá acompanhar o alistamento pelo site e também pelo e-mail pessoal, onde será informado o dia da sua apresentação para a seleção geral;

     

    Na Seleção Geral o alistado será submetido à avaliação médica, onde irá realizar testes e passar por uma entrevista. Esses exames têm por objetivo verificar condições físicas e determinar as suas habilidades e preferências;

     

    Na Seleção Geral, o alistado poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea. No entanto, somente será atendido, caso venha a se enquadrar nos padrões previamente estabelecidos para cada Força Armada, de acordo com a disponibilidade de vagas;

     

    Se o cidadão for dispensado, precisará retornar mais uma vez à Junta de Serviço Militar para efetuar o pagamento de uma taxa e assim participar da cerimônia de juramento de compromisso à Bandeira Nacional e receber seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI); A cerimônia é realizada a cada quinze dias.

     

    Se for apto no processo de Seleção Geral, será designado para uma Organização Militar da Marinha, Exército ou Aeronáutica, em data e local a ser registrado no verso do seu Certificado de Alistamento Militar;

     

    Observação: Em caso de falta do alistado na data determinada em qualquer etapa do processo de seleção e designação, este torna-se refratário, ficando em débito com o Serviço Militar, sujeito a multa e passa a ter prioridade sobre os demais para prestação do Serviço Militar.

     

    IMPORTANTE: O cidadão que não estiver em dia com o Serviço Militar fica inapto a tirar passaporte, prestar concurso público, tornar-se funcionário de órgão governamental, matricular-se em instituição de ensino, assinar contrato com a administração pública, privada e candidatar-se a cargo eletivo.

 

PRAZO

Imediato.

 

CUSTOS

Gratuito para alistamentos feitos dentro do prazo. Caso perca o prazo legal estará sujeito a pagamento de multa.

 

Atendimento ao público

De segunda a sexta-feira das 8:00 as 12:00

 

Quanto à Solenidade do Juramento a Bandeira, esta, está temporariamente suspensa devido ao novo Decreto Presidencial nº 10.538, de 03 de novembro de 2020, onde todo CIDADÃO DISPENSADO PELAS FORÇAS ARMADAS ESTÁ DESOBRIGADO DE PRESTAR O JURAMENTO A BANDEIRA, EM CARÁTER EMERGENCIAL E TEMPORÁRIO, DURANTE A VIGÊNCIA DA DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL DECORRENTE DO COVID-19.   

       

A Junta Militar de Valparaíso de Goiás também permanece com atendimento por e-mail: juntamilitarvalparaiso@gmail.com

 

Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/

*Com as informações e Foto da Junta Militar

Total Page Visits: 117 - Today Page Visits: 1

Recommended For You

About the Author: Robson Charles