Municípios de Goiás terão que fazer busca dos que não tomaram 1ª dose da vacina da Covid-19

Os municípios de Goiás terão que fazer uma busca ativa para alcançar as pessoas com 30 anos ou mais e que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), há cerca de 650 mil pessoas nessa faixa etária em Goiás que ainda não se vacinaram.

A pasta informou que o procedimento de busca ativa ficou definido na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na última quinta-feira (19). Cada município deverá atuar dentro de sua própria realidade. Segundo a SES-GO, as cidades poderão recorrer às campanhas de conscientização, Atenção Primária, agentes de Saúde e até carros de som, com o objetivo de alcançar aqueles com 30 anos ou mais e que ainda não receberam nem a primeira dose.

Segunda dose da vacina da Covid-19

Além dos 650 mil que ainda não tomaram a primeira dose, a Secretaria de Saúde informou que outros 215 mil em Goiás estão com a segunda dose em atraso. Para esses, a SES-GO informou que há um prazo de 20 dias, após a data para o recebimento do imunizante no cartão, para serem vacinadas. O prazo começa a contar a partir da próxima semana.

“Após esse período, as vacinas serão disponibilizadas como primeira dose (D1) para a população em geral. Os atrasados poderão ainda se vacinar, mas de acordo com a disponibilidade de imunizantes na data em que comparecerem até o local de vacinação”, concluiu.

Goiás tem, hoje, 796.395 casos confirmados de Covid-19. O número de óbitos é 22.077, com taxa de mortalidade de 314 para cada 100 mil habitantes.

Total Page Visits: 69 - Today Page Visits: 3

Recommended For You

About the Author: Robson Charles