PTB oficializa convite para filiação do presidente Bolsonaro

empresário Otávio Farkhoury, líder do PTB em São Paulo, formalizou convite de filiação ao presidente Bolsonaro (sem partido), conforme apurou O Antagonista. Otávio tem realizado as negociação com o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), uma vez que o presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson, está preso.

Para concorrer a reeleição em 2022, Bolsonaro precisa de uma sigla e essa não é a única em negociação.

Segundo informações de bastidores, o presidente do Progressistas (PP) em GoiásAlexandre Baldy, e o senador Flávio Bolsonaro (Patriota) tem se encontrado para discutir uma chapa de oposição ao governo Ronaldo Caiado (DEM) em 2022. Além disso, o presidente Bolsonaro, que está sem partido desde 2019 – quando deixou o PSL após romper com Luciano Bivar, presidente da sigla –, pode se filiar ao PP, o que corroboraria este plano.

A informação é que a família Bolsonaro não confia em Caiado. Conforme apurado, o cabeça de chapa poderia ser o deputado federal Vitor Hugo (PSL), o senador Vanderlan Cardoso (PSD) ou atém mesmo o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura).

PP, Caiado, Bolsonaro e mais

Vale lembrar, o PP se afastou do governador Ronaldo Caiado no começo do ano após exonerações de Adriano Baldy (secretaria de Cultura) e de Joel Sant’Anna Braga (diretoria da Assembleia) – ambos irmãos de Alexandre.

À época, a especulação é que o afastamento se deu após entrevista de Alexandre Baldy ao O Popular, pedindo que Caiado se posicionasse a favor do candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Nos bastidores, a informação é que o governador teria ficado irritado com a cobrança pública feita por Baldy.

Contudo, o presidente do PP Goiás esteve com o governador em julho, em evento em Anápolis, e ventilou a possibilidade de uma reaproximação. “O PP é um partido que tem projeto. É de diálogo. Estamos discutindo qual o melhor projeto e teremos diálogo com todos”, disse naquele momento.

Outras siglas de olho na filiação de Bolsonaro

Além de PTB e PP, outras siglas querem o mandatário do País em suas fileiras. São elas: PL, PRTB e PMB. DC e PSC também estariam interessados.

O PSL e o DEM, que devem se fundir em breve, já foram descartados. O Republicanos chegou a cogitar, mas parece que, neste momento, não tem mais essa discussão.

O Patriota de Flávio Bolsonaro, com o presidente Adilson Barroso afastado – que liderava as discussões -, também parece ter se tornado uma opção inviável.

Total Page Visits: 65 - Today Page Visits: 1

Recommended For You

About the Author: Robson Charles