Atualmente, a Prefeitura conta com 125 estagiários que atuam em escolas e órgãos do município
Para comemorar o Dia do Estagiário, nesta sexta-feira (18/08), o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu uma homenagem aos estudantes que contou com um café da manhã especial, apresentação musical, dinâmicas e sorteio de brindes.
Ao prestigiar o evento, o prefeito Pábio Mossoró, destacou que os estagiários são como um “oxigênio” para a Prefeitura, pois quando eles chegam em seus locais de atuação, levam entusiasmo, alegria e a vontade de aprender, onde levam também a oportunidade de uma experiência a mais para suas vidas profissionais.
“Eu fico feliz e reconheço a importância deles desde o início do nosso governo. A gente tem priorizado dar cada vez mais oportunidade de trabalho para estagiários e certamente, muitos que começaram estagiando conosco, já tiveram a oportunidade de se efetivar através de um cargo tão sonhado, devido seus desempenhos profissionais. Por isso estou aqui prestigiando todos estes jovens”, afirmou o prefeito à reportagem.
Para a secretária municipal de Educação, Rudilene Alves de Farias, o encontro foi de suma importância para a valorização da categoria.
“Esse é o meio de preparação deles para profissão escolherem seguir. Justamente por isso, que a gente fica contente em compartilhar com eles esses momentos e fortalecê-los cada vez mais, para que eles consigam ser os melhores profissionais quando eles tiverem suas efetivações”, destacou a secretária.
125 estagiários ativos
A gerente da Divisão de Estagiários de Valparaíso de Goiás, Roseni Gomes da Silva, afirma que atualmente o executivo conta com 125 estagiários ativos contratados, e afirma que tem outros processos de efetivação em andamento.
“A importância desses meninos em cada setor, em cada órgão, em cada secretaria da prefeitura tem sido de suma importância, realmente. A alegria que eles trazem, a motivação, o desejo de aprender. Isso é muito importante. Isso tem motivado os nossos profissionais que as vezes se encontram desmotivados na criatividade e esses meninos chegam para incentivar e começam a criar, ajudar na elaboração de projetos e muitas outras coisas que contribuem para o bem no nosso município”, destacou a gerente responsável pelas contratações dos estagiários.
Esperança de um futuro profissional
Estudante do 10º período de arquitetura, Mariana Alves, 23, afirma que a oportunidade de atuar como estagiária na Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, tem sido primordial para sua formação como profissional.
“A Secretaria de Infraestrutura vem agregando muito no meu conhecimento, com tudo o que tenho aprendido no dia-a-dia, que vai desde os aspectos da obra até o processo de finalização delas. Eu aprendi muito na faculdade, mas na secretaria eu aprendo ainda mais pois tem a questão da prática”, afirmou a jovem.
Já Eduarda Costa Rosa, 17, ainda está no Ensino Médio e na fase de escolha da sua futura profissão, e foi na Secretaria Municipal de Comunicação – Secom, que ela decidiu que quer atuar como jornalista.
“Antes eu queria ser psicóloga, mas vendo o dia-a-dia da equipe, percebi que quero conhecer mais sobre o mundo da comunicação e me tornar jornalista”, afirmou a estudante do 2º ano.
Sobre a data
A data é comemorada pelo aniversário do Decreto nº 87.497, de 18 de agosto de 1982, legislação que trouxe os primeiros direitos e deveres do estagiário, contudo foi revogada. A Lei do Estágio em vigor, que estabelece diretrizes como a duração do estágio, carga horária e a necessidade de supervisão, foi criada em 2008.
Para muitos estudantes e universitários, o estágio é a primeira oportunidade de ingressar no mercado e entender na prática a teoria aprendida no curso.
1/11