14 pessoas morreram em Barcelos, no interior do Amazonas
Fabricio Moretti – Goiânia, GO
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo Casa C-105, está conduzindo neste domingo (17), a transferência das 14 vítimas do acidente aéreo que ocorreu em Barcelos, no interior do Amazonas, para a capital, Manaus.
Um segundo voo, realizado com uma aeronave Cessna Grand Caravan, transportou a equipe de investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeroáuticos (SERIPA VII), com sede em Manaus, que realizará as primeiras análises do acidente.
Os voos da FAB partiram por volta das 06h45 e 07h10 da manhã deste domingo na Base Aérea de Manaus, no Aeroporto Ponta Pelada. A identificação das vítimas será confirmada após a realização de perícias pelo Instituto Médico Legal (IML).
O Embraer EMB-110 Bandeirante da Manaus Aerotáxi, com matrícula PT-SOG e número de série (MSN) 110490, estava realizando o voo entre a capital do estado e a cidade de Barcelos, com 14 pessoas a bordo, incluindo 12 passageiros e dois tripulantes.
Conforme os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a documentação tanto da aeronave turboélice quanto da operadora de táxi aéreo encontra-se regularizada.
O Bandeirante é uma aeronave versátil que pode ser utilizada em operações comerciais e militares. Produzido entre os anos de 1973 e 1991, foram entregues 498 exemplares em mais de 30 países.
Familiar diz que FAB trará corpos de goianos mortos em queda de avião no Amazonas
Os cinco goianos mortos na queda de um avião no município de Barcelos, no interior do Amazonas, neste sábado (16) terão seus corpos transportados para Goiás por meio de um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). A informação foi dada por um familiar de uma das vítimas.
“Graças a Deus foi providenciado o voo da FAB para buscar os cinco goianos. Fomos informados que o avião deve decolar em poucos instantes para buscar nossos entes queridos”, disse um dos familiares neste domingo (17).
Foi apurado também, com exclusividade, que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) já entrou em contato com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). Na conversa, o chefe do executivo goiano se colocou à disposição para acelerar e dar o suporte necessário para acelerar o traslado dos corpos.
Wilson Lima também destacou que legistas estão sendo encaminhados para Barcelos, pois o município não tem efetivo para realizar os trabalhos de preparação de corpos. As vítimas devem chegar no fim da tarde em Manaus quando serão encaminhadas para Goiás.
Caiado também agiu rápido para conseguir junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para as aeronaves estaduais pudessem transportar os corpos, caso seja necessário.
De acordo com um familiar, uma procuração foi feita para que os corpos fossem liberados sem que houvesse necessidade da ida de um parente em primeiro grau ao local, no Amazonas. Por volta das 13h00 deste domingo (17) às vítimas estavam sendo encaminhadas para Manaus.