Nessa quarta-feira, 11, a deputada Dra. Zeli (UB) participou da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), para aprovação do projeto de lei de n°372/2023, que assegura o atendimento prioritário às pessoas com diabetes mellitus nos serviços públicos e privados de saúde, no Estado de Goiás, nos casos que especifica.
O projeto de lei n°372/2023 certifica assegurar ao diabético, nos serviços públicos e privados de saúde, o direito de prioridade na realização de exames complementares de diagnóstico que exijam jejum prévio, coletas de sangue e ultrassonografia de abdômen.
Segundo as especificidades do projeto, o atendimento preferencial de que trata o caput será realizado em conformidade com o atendimento preferencial de idosos, gestantes e pessoas com deficiência e com a classificação de risco para atendimento aos pacientes, especialmente nos casos de urgência e emergência.
“Estamos atentos a respeito das pessoas diabéticas, essa comorbidade necessita de um olhar prioritário, tanto durante os exames como no pós também. Garantir esse atendimento aos casos de diabetes mellitus já é um passo à frente”, ressaltou a deputada.
São vários os trâmites para a efetivação. Após sua apresentação durante o Pequeno Expediente na sessão ordinária, o projeto foi encaminhado para Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alego, onde aguardou o parecer do relator, deputado Issy Quinan (MDB). Em seguida, foi encaminhado para Comissão de Saúde e seu relator foi o deputado Jamil Calife (PP), onde foi aprovada. O próximo passo será o Plenário, onde deverá ser votada em dois turnos. Ao finalizar esse trâmite, estará apto a possível sanção do Executivo.