Início Destaques Alego inaugura iluminação com “Cantata de Natal”

Alego inaugura iluminação com “Cantata de Natal”

0

Iluminação na Casa do Povo foi inaugurada com cantata a 300 vozes de crianças, na noite dessa 4ª-feira. Presidente Bruno Peixoto comemorou: “É um presente para nossos servidores e visitantes, para todo nosso Estado”.

Iluminação na Casa do Povo foi inaugurada com cantata a 300 vozes de crianças, na noite dessa 4ª-feira. Presidente Bruno Peixoto comemorou: “É um presente para nossos servidores e visitantes, para todo nosso Estado”.O clima de Natal tomou conta do Palácio Maguito Vilela nessa quarta-feira, 13. O espírito natalino foi despertado pelas vozes de cerca de 300 crianças integrantes do coral do projeto Segurart, que participaram da Cantata de Natal, acompanhadas da Banda Sinfônica do Corpo Musical da Polícia Militar.

O público, formado por servidores da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), visitantes e familiares das crianças, lotou o hall de entrada do prédio, para ouvir um repertório variado, com destaque para músicas natalinas.

O coral é formado por alunos de escolas da rede municipal de Senador Canedo que, através de parceria com a Polícia Militar de Goiás, participam do projeto Segurart. A iniciativa, do Corpo Musical da PM, visa aproximar as crianças da polícia, além de oferecer a elas uma visão diferente de futuro.

Atualmente, na cidade de Senador Canedo, cerca de 400 crianças de oito escolas municipais participam do projeto. Davi Luiz Ribeiro, de 10 anos, é uma delas. A mãe, Juliana Aparecido Ribeiro da Silva, conta que ele tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e depois que começou a cantar no coral, há cerca de dois meses, melhorou em vários aspectos, mas principalmente na interação com os colegas. Nessa quarta-feira, toda sorridente, ela acompanhou a apresentação do filho. “Eu não podia faltar. Estou muito orgulhosa. É muito bom ver a evolução dele.”

A apresentação do coral e da banda marcou ainda a inauguração da decoração de Natal da Alego, que tem árvore de Natal e uma belíssima iluminação externa.

Na abertura do evento, a deputada Rosângela Rezende (Agir), representando o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), parabenizou o secretário de Educação de Senador Canedo, Victor Pellozo, e a Polícia Militar, pela iniciativa do projeto. Ela também agradeceu as crianças participantes e destacou o simbolismo da apresentação. “Hoje, a Casa do Povo é das crianças, é das escolas e é dos pais. É muito bom o quanto essa Casa tem aberto as portas para esses eventos.”

Após o encerramento da sessão ordinária dessa quarta-feira, o deputado Bruno Peixoto desceu ao hall e acompanhou o final da cantata. Em seguida, ele convidou a banda da PM e o coral para seguirem para a esplanada do Palácio Maguito Vilela, acompanharem o acender das luzes e brindarem o público com mais um número musical.

Sob os olhares atentos do público, a entrada da Casa do Povo foi iluminada, primeiro, pelas vozes pequeninas entoando a tradicional “Bate o Sino” e, em seguida, pelas luzes que trouxeram para a sede da Alego toda a magia do Natal.

Bruno Peixoto afirmou que os eventos realizados foram presentes de Natal para todo o Estado. “As nossas crianças, vindo ao Legislativo para a cantata, presenteiam a todos os servidores, a toda população que vem à Assembleia Legislativa. E a decoração de Natal também é um presente, para deixar a cidade mais alegre. Mas lembrando sempre que Natal é o nascimento do nosso senhor Jesus Cristo, que é o nosso único caminho. E com esse pensamento presenteamos todo nosso Estado.”

Projeto Segurart

Idealizado e desenvolvido pelo Corpo Musical da Polícia Militar, o projeto se dedica à formação de corais de canto infantil em escolas da rede pública. As unidades participantes recebem um policial militar músico voluntário para atuar nos ensaios, por meio de aulas práticas de técnicas vocal e canto coral, e na preparação para as apresentações que são realizadas em parceria com a Banda Sinfônica da PM-GO.

De acordo com o regente-geral do Corpo Musical da PM, o Segurart tem o objetivo de aproximar as crianças da Polícia Militar, ao mesmo tempo em que as incentiva a traçar metas para um futuro longe de caminhos tortuosos. “A ideia é tirar as crianças do aliciamento da criminalidade. Quando mandamos um policial para a escola, isso gera segurança, proximidade”, explicou o major Marcelo Eurípedes Furtuoso.

O projeto já foi implantado em várias cidades goianas, como Anápolis, Pires do Rio e Caldas Novas, atendendo cerca de 1.200 crianças.

Essa foi a segunda apresentação do Projeto Segurart na Assembleia. Em setembro deste ano, cerca de 150 crianças participaram do encerramento da Semana de Luta da Pessoa com Limitação Funcional, quando famílias e diversos especialistas se reuniram para discutir e celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

*Agência Assembleia de Notícias

Sair da versão mobile