Início Destaques Aparecida de Goiânia comemora 102 anos em meio a articulações para sucessão...

Aparecida de Goiânia comemora 102 anos em meio a articulações para sucessão na prefeitura

0

Segunda maior do estado de Goiás reuniu lideranças políticas para celebrar as transformações por que passa o município

Segunda maior cidade do estado de Goiás, Aparecida de Goiânia comemora os seus 102 anos neste sábado, 11 de maio. A comemoração contou com desfile cívico na Avenida Independência, Setor Serra Dourada III, além de um bolo de 102 metros em alusão a idade do município.

Deputados, vereadores e lideranças acompanharam o prefeito. |Foto: Secom Aparecida de Goiânia

O prefeito Vilmar Mariano (UB) – pré-candidato à reeleição – esteve acompanhando de boa parte dos principais atores envolvidos no pleito de outubro próximo: o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e Gustavo Mendanha (MDB), além de vereadores, deputados e líderes partidários. “É uma alegria comemorar os 102 anos de Aparecida ao lado de pessoas que fizeram a diferença para a história da nossa cidade. É uma sequência de gestões que mudaram o status de cidade problema para cidade solução”, afirmou.

O desfile contou com a participação da orquestra sinfônica de Aparecida, da Banda da Polícia Militar, banda do Comando de Operações Especiais do Exército, Corpo de Bombeiros, apresentação de catira, capoeira, das escolas municipais e estaduais de Aparecida e outras atrações que mostraram um resumo da história centenária do município.

Evento contou com bolo de 102 metros. | Foto: Secom Aparecida de Goiânia

Daniel Vilela representou também o governador Ronaldo Caiado e pontuou os investimentos do governo estadual no município. “Aparecida se transformou ao longo do tempo. Um exemplo é o novo polo industrial que deve trazer mais de 300 empresas e gerar aproximadamente 30 mil novos empregos”, declarou, ao lembrar dos dois mandatos de seu pai, Maguito Vilela, como prefeito de Aparecida.

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha parabenizou o município pela história. “Hoje Aparecida atrai pessoas de todo o país que a reconhecem como uma cidade boa para se morar, para empreender e viver”, afirmou.

O deputado estadual Veter Martins (PRD) tem sua base eleitoral em Aparecida de Goiânia e também marcou presença. “Esta é uma cidade que acolhe pessoas do país inteiro e dá condições para que eles prosperem aqui”, afirmou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Hans Miller (MDB) enfatizou a cooperação entre executivo e legislativo em Aparecida. “Somos 25 vereadores trabalhando para que a cidade desponte como um município cada vez mais forte”, afirmou.

História

A história de Aparecida começou em 11 de maio de 1922. Naquela data, famílias de precursores da cidade rezaram uma missa campal onde foi construída, depois, a capela da padroeira do arraial – atualmente Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Entre os vários colaboradores daquele primórdio estão Aristide Frutuoso, Antônio Lourenço Ribeiro, Antônio Alves Fortes, Antônio Bertoldo Ribeiro, Elias Gonçalves Primo, Manuel Cabral da Silva, Joaquim Marques da Silva e Benedito Batista de Toledo, entre outros.

Em 26 de dezembro de 1958, foi criado o Distrito de Goialândia, reconhecendo esta então pequena comunidade por meio da Lei n° 1.406. E em 14 de novembro de 1963, através do projeto de Lei nº 784/63, a Assembleia Legislativa de Goiás sancionou a Lei nº 4.927, criando, assim, o município de Aparecida de Goiânia.

Participaram da cerimônia os deputados federais Jeferson Rodrigues (Republicanos) e Silvye Alves (UB), a deputada estadual Bia de Lima (PT), o ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB), os vereadores Erivelton Contador (UB), Arnaldo Leite (MDB), Amendoim (UB), Camila Rosa (UB), Isaac Martins (UB), Roberto Chaveiro (Podemos), Aldivo Araújo (UB) e William Panda (PCdoB), além de secretários municipais e de lideranças do município.

Sair da versão mobile