Estado decretou situação no começo do mês
Goiânia e Aparecida de Goiânia terão ponto facultativo para os servidores do Estado na sexta-feira (31), um dia após a celebração de Corpus Christi. As próprias prefeituras confirmaram a decisão ao Mais Goiás. As medidas excetuam órgãos e entidades que, por sua natureza, demandam plantão permanente.
Na capital, a publicação está no Diário Oficial do Município do último dia 23. “Os titulares dos órgãos e entidades de que trata este artigo deverão informar ao Gabinete do Prefeito, até o dia 28 de maio de 2024, os nomes dos servidores plantonistas, para toda e qualquer eventualidade durante o período de 30 de maio a 2 de junho de 2024”, detalha parte do texto.
Já no município de Aparecida a publicação ainda não foi feita. Ela ocorrerá nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial do Município.
Vale citar, o feriado religioso é uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição. Na data do Corpus Christi, é comum fiéis montarem tapetes de serragem nas ruas com imagens que celebram a data.
Goiás
Em 8 de janeiro, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) também decretou ponto facultativo para os servidores de Goiás na sexta. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.
“Além do dia 30 de maio de 2024, quinta-feira, data dedicada à celebração de Corpus Christi, não haverá expediente nas repartições públicas estaduais no dia 31 de maio subsequente”, escreve o governador Caiado.
Conforme a publicação, o ponto facultativo não se aplica aos órgãos e às entidades que desenvolvam atividades que, por sua natureza ou em razão do interesse público, tornem indispensável a continuidade do serviço. São elas:
- Unidades de imprensa (por todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis);
- De saúde;
- De policiamento civil e militar;
- De bombeiro militar;
- De arrecadação;
- E de fiscalização.