“Gestão será marcada pela construção de uma nova realidade da Justiça Eleitoral, a agilização dos julgamentos, a reestruturação dos espaços físicos e a aproximação com a sociedade”, diz desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, completou 30 dias de gestão nesta semana. No prazo de um mês, ele criou duas novas secretarias, além do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), composto por integrantes do Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
As duas pastas são: a secretaria de Gestão da Informação (SGI) e a secretaria de Comunicação Social e Cerimonial (Secom). Além disso, ele garantiu a aquisição de lotes para ampliar instalações da Justiça Eleitoral em Goiânia, conforme noticiado pelo Mais Goiás no último dia 23.
Outro balanço feito pelo presidente foi a realização de análises para implantação de Inteligência Artificial como ferramenta para checagem de conteúdo, recuperação de informação e reconhecimento de padrões para combate e controle da desinformação (fake news). Além disso, ele também destacou providências jurisdicionais, como resoluções que mudam o regimento interno e portaria que cria comissão para elaborar estudos para subsidiar a criação e instalação do “Juiz das Garantias”.
“A gestão do TRE-GO, biênio 2024/2026, será marcada pela construção de uma nova realidade da Justiça Eleitoral, a agilização dos julgamentos, a reestruturação dos espaços físicos, a aproximação com a sociedade, descentralizando a atuação, priorizando o caráter pedagógico na difusão das informações, a valorização dos servidores”, afirma.
Sobre os lotes
Sobre os lotes anunciado pela Justiça Eleitoral em 23 de maio, estes terrenos ficam na Avenida Tocantins e têm áreas de 315,30 m² e 675,78 m². A aquisição ocorreu por meio da Secretaria do Patrimônio da União.
Já o termo para esta aquisição teve assinatura pela superintendente regional da Secretaria do Patrimônio da União em Goiás, Rosana Carvalho, pelo presidente do TRE-GO, na condição de interveniente, e por testemunhas presentes. Para Luiz Cláudio, conseguir esses pontos foi uma conquista que chamou de “joia da coroa” de sua gestão.
Com a aquisição, o Tribunal visa ampliar e modernizar a infraestrutura imobiliária do TRE para atender as novas demandas da Justiça Eleitoral no Estado. Atualmente, parte das atividades administrativas e jurisdicionais da Corte em Goiás ocorre em prédios na Praça Cívica da capital.
Inicialmente, estes lotes servirão como estacionamento de veículos para servidores, colaboradores, advogados e demais usuários, com facilidade de acesso aos edifícios sede e Anexo I. Posteriormente, a ideia é que ocorra a construção de um prédio adequado que abrigará espaços otimizados para atender a todas as demandas.