“O mais importante: não morda e não engula o pequi”
A organização do Fica (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), que acontece na Cidade de Goiás, publicou nas redes sociais um vídeo educativo sobre como comer pequi. O “tutorial” foi divulgado após relatos de incidentes envolvendo turistas estrangeiros que morderam o fruto típico do Cerrado. “Pra comer, você precisa roer o pequi”, diz a apresentadora, que explica que se pode também roer o pequi com uma colher. “O mais importante: não morda e não engula o pequi”, diz outra parte do vídeo. Assista aqui!
Internautas reagiram à publicação: “Eu tenho uma relação meio conturbada com o pequi”, “Que vídeo necessário!” e “Sigam as dicas e experimentem o pequi!”, foram alguns dos comentários no post.
Vale lembrar que, no ano passado, pesquisadores da Agência Técnica de Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER), divulgaram que logo teremos pequi sem espinhos. Eles levaram cerca de 25 anos para desenvolver a variação do fruto.
Para receber exemplares do desejado ingrediente da culinária goiana, interessados tiveram que entrar numa lista de espera, a qual precisou ser suspensa diante da demanda 10 vezes maior que a quantidade de mudas disponíveis.
“Nós tivemos mais de 50 mil inscrições e pessoas de vários estados do país, deu até confusão. Isso demonstra a importância do fruto para o nosso estado e para a nossa cultura”, explicou a coordenadora da pesquisa, Elainy Botelho.