Início Destaques Goiás tem apenas 1 entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso;...

Goiás tem apenas 1 entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso; saiba quem

0

Região Centro-Oeste representa 8,9% da composição do Poder Legislativo federal, porém conta apenas com 5% dos “cabeças” do Congresso

Goiás tem apenas um parlamentar entre os 100 mais influentes no Congresso Nacional, segundo um levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A pesquisa avaliou os 513 deputados federais e 81 senadores em mandato no mês de junho, e não estão incluídos aqueles que se licenciaram para ocupar cargos nos Executivos federal, estaduais ou municipais, por exemplo.

Representando Goiás, apenas o Senador Jorge Kajuru (PSB-GO) aparece na lista entre os 100 mais influentes. O parlamentar exerce a função desde 2019, com término do mandato em 2027. Desde outubro do ano passado, conforme consta no portal do Senado, Kajuru já participou de ao menos 20 comissões.

A Região Centro-Oeste, que possui representação no Congresso de 53 parlamentares (41 deputados e 12 senadores), representa 8,9% da composição do Poder Legislativo federal — Câmara e Senado —, porém conta apenas com 5% dos “Cabeças” do Congresso Nacional em 2024, segundo o levantamento.

O Sudeste é a região com mais parlamentares na relação dos influentes, com 39 nomes. Em seguida, o Nordeste (38), Norte (10), Sul (8) e Centro-Oeste (5). Já no ranking por estados quem lidera é São Paulo, com 17 congressistas — todos deputados —, seguido por RJ (13) e MG (9).

Entre os cem, aparecem nomes de peso da direita e da esquerda, como os deputados: Nikolas Ferreira (PL-MG), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Conforme o Diap, os considerados “Cabeças” do Congresso Nacional são os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades como: conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

Sair da versão mobile