Início Brasil Teve o celular roubado ou furtado na folia? Veja o que fazer...

Teve o celular roubado ou furtado na folia? Veja o que fazer para evitar mais problemas e golpes

0

Os foliões que vão curtir o carnaval no Rio têm uma preocupação em comum: ter os telefones celulares roubados ou furtados em blocos durante os dias de festa. A aflição de ser vítima dos criminosos ocorre pela frequência desses delitos nos dias de carnaval. Dados obtidos pelo GLOBO via Lei de Acesso à Informação demonstram que de 2018 a 2022, os maiores picos de registros de roubos e furtos de telefones celulares no estado do Rio foram em dias de carnaval ou na véspera, quando blocos já começam a se multiplicar pelas ruas.

Veja, abaixo, um passo a passo do que fazer se tiver o celular roubado ou furtado durante a folia.

1. Contato com a operadora

A primeira providência é fazer contato com a operadora de telefonia para fazer o imediato bloqueio do IMEI, número que identifica o seu aparelho. Caso não possua o número, é possível buscá-lo na caixa de seu telefone ou mesmo na nota fiscal.

Também há a possibilidade de obter o IMEI pela conta Google à qual o telefone estiver vinculado ou pelo Apple ID. Se ainda estiver com o telefone em mãos e desejar descobrir o número do IMEI, é possível digitando a sequência *#06#. Outra opção é ir pelas configurações do telefone. No Android, acesse “configurações” e, em seguida, a opção “sobre o telefone”. No iOS, acesse “Ajustes”, em seguida “Geral” e depois, “Sobre”. Também é possível ter a sequência númerica no adesivo da bateria do aparelho.

– O identificador global único é um número que pode ser consultado na caixa do celular ou no adesivo em sua bateria. De posse dele, o usuário consegue bloquear o aparelho ligando para a operadora, bem como registrar um boletim de ocorrência. Além disso, esse número também serve para que, caso o celular seja encontrado, a polícia possa devolvê-lo – alerta Fabio Assolini, chefe da Equipe Global de Pesquisa e Análise (GReAT) da Kaspersky na América Latina, empresa global de cibersegurança e privacidade.

2. Faça contato com seu banco

Procure seu banco para informar sobre o ocorrido e solicitar o bloqueio de suas contas, impedindo a realização de qualquer transação bancária pelos criminosos. Também é importante fazer contato com as operadoras de seus cartões bancários.

Sair da versão mobile