A DeepMind, uma das principais referências em pesquisa de aprendizado de máquina e inteligência artificial, está se unindo ao Google para formar a equipa “Google DeepMind”. A fusão visa acelerar os avanços na área de IA e desenvolver sistemas mais capazes e seguros.
A nova unidade combina a equipa da DeepMind com a equipa Brain do Google Research, responsável por importantes conquistas, como o AlphaGo, Transformers, WaveNet, AlphaFold e TensorFlow, entre outros. A junção dos talentos dessas equipas pretende desenvolver pesquisas que irão impulsionar a próxima geração de produtos e serviços da empresa.
Demis Hassabis, co-fundador da DeepMind, liderará o novo grupo como CEO, enquanto Jeff Dean assumirá o papel de Cientista-Chefe do Google, trabalhando em pesquisas relacionadas à IA e coordenando projetos técnicos estratégicos. Ambos irão se reportar a Sundar Pichai, CEO do Google.
Além disso, o Google Research continuará a atuar em avanços fundamentais em áreas como algoritmos, privacidade e segurança, computação quântica, saúde, clima, sustentabilidade e IA responsável. Essa equipa irá reportar avanços a James Manyika, vice-presidente sênior de Tecnologia e Sociedade.