publicado em 11/09/25
Violência ocorreu quando profissional tentava tratar sobre um caso com o juiz da comarca
O advogado André Mariani denuncia que foi agredido por um servidor do fórum de Valparaíso de Goiás, em 4 de setembro, quando tentava tratar sobre um caso com um juiz da comarca. A situação foi divulgada pelo portal Rota Jurídica. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) disse que a subseção “já oficiou o Foro de Valparaíso de Goiás, requerendo a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o afastamento preventivo do servidor agressor e a disponibilização das imagens do ocorrido”. Já o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) informou ter instaurado sindicância e que o envolvido foi substituído e “não integra mais a equipe de gestão da unidade onde o fato ocorreu”.
Sobre o caso, o André afirmou ao veículo de comunicação que é inscrito na OAB do DF e suplementar em Goiás. Ele disse que foi à Unidade de Processamento Judicial (UPJ), pediu o encaminhamento dos autos ao juiz, mas o servidor teria respondido de forma ríspida que não faria a conclusão. Segundo o denunciante, o funcionário alegou acúmulo de trabalho e que atenderia apenas caso houvesse pedido expresso do magistrado.
O advogado teria tentado argumentar, mas, segundo ele, o servidor se irritou e foi para as vias de fato, o enforcando. Foi preciso a intervenção de outros servidores para separar. O funcionário da Justiça ainda teria xingado o profissional. Um policial lotado no fórum, então, acionou o apoio da Polícia Militar (PM), que lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Nota da OAB-GO:
“A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio do Sistema de Defesa das Prerrogativas (SDP) e da Subseção de Valparaíso de Goiás, informa que tomou conhecimento da agressão física sofrida pelo advogado André Sampaio Mariani. O ato, supostamente praticado por um servidor do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) dentro de suas dependências, constitui grave e repugnante violação das prerrogativas da advocacia.
A Subseção já oficiou o Foro de Valparaíso de Goiás, requerendo a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o afastamento preventivo do servidor agressor e a disponibilização das imagens do ocorrido. O SDP continuará acompanhando e apurando os fatos para a adoção de todas as medidas cabíveis.
A Ordem reafirma seu posicionamento contra qualquer forma de agressão e destaca sua atuação intransigente na defesa das prerrogativas profissionais e no combate a toda manifestação de violência.“
Nota do TJGO:
“A Diretoria do Foro da comarca de Valparaíso informa que já determinou a instauração de sindicância para apurar o episódio registrado na Unidade de Processamento Judicial (UPJ). O servidor envolvido foi substituído e não integra mais a equipe de gestão da unidade onde o fato ocorreu.”