domingo, junho 16, 2024
spot_img
InícioDestaquesCom Zé Gotinha, Goiás inicia campanha de vacinação contra polio nesta segunda

Com Zé Gotinha, Goiás inicia campanha de vacinação contra polio nesta segunda

Intuito é a vacinação de, pelo menos, 95% das crianças de 1 a 5 anos

secretaria de Estado da Saúde de Goiás lança a “Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite 2024” na Escola Infantil São José, em Goiânia, nesta segunda-feira (27). A partir das 9h, o Zé Gotinha participa do início do evento que chama toda a população e instituições de ensino públicas e privadas para incentivar a vacinação.

Segundo o governo de Goiás, a campanha segue até 14 de junho. Ela ocorre em todo o País e o dia “D” acontece no próximo dia 8. O intuito é a vacinação de, pelo menos, 95% das crianças de 1 a 5 anos contra a poliomielite, a polio. No Estado, são 426.917 crianças de um total de 474.353.

Serão aproximadamente 900 postos em todos os municípios do Estado. No dia “D”, as unidades estarão abertas das 8h às 17h.

Vale citar, o último caso de polio no Brasil foi em 1989. Em 1994, o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Porém, o ano passado houve a classificação de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em solo nacional.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda e grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma irreversível e pode levar à morte. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.

Estratégia

As crianças menores de 12 meses serão vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário com a vacina VIP. Para as crianças de um a quatro anos, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP, desde que já tenham recebido as três doses da vacina VIP. Em Goiás foram distribuídas 360 mil doses de vacina VOP.

Embora a cobertura vacinal da poliomielite ainda não tenha alcançado a meta preconizada em todo o País ( 95%), o Programa Nacional de Imunizações está trabalhando para melhorar os indicadores.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais Populares