Publicado em 08/08/2025
Alunos não puderam frequentar aulas na Apae Goiânia nesta semana
Mães de jovens com deficiência de Senador Canedo denunciam que o transporte gratuito para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Goiânia não funcionou nesta semana. O caso foi divulgado pela TV Anhanguera nesta sexta-feira (8) e a situação ocorre desde a volta às aulas, na última segunda-feira (4). A prefeitura, por sua vez, informou que houve atraso na contratação de novos monitores para acompanhamento no veículo, mas que a situação já foi resolvida e o traslado retorna em 11 de agosto.
São, pelo menos, 22 jovens prejudicados sem o transporte. Conforme a reportagem, a frota anterior, que atendia as famílias antes das férias, estava sucateada, com o elevador quebrado e até mesmo sem vidro. Com isso, os alunos estão sem frequentar as aulas, além de fisioterapia, fonoaudiologia e outros atendimentos.
A prefeitura reforçou que não houve suspensão, mas atraso na contratação de novos monitores para acompanhamento. O município também informou que houve uma reunião com os pais desses jovens nesta tarde e que na próxima semana a situação será regularizada.
Em nota ao portal, a secretaria municipal de Assistência Social de Senador Canedo disse que concluiu, neste momento, “o processo de nomeação dos cuidadores responsáveis por acompanhar crianças com necessidades especiais no transporte escolar”. Esclareceu, ainda, que “a mudança ocorre devido à alteração de responsabilidade, que era da Secretaria Municipal de Educação. Os cuidadores estavam em processo de regularização e, com a finalização da nomeação, serão convocados já na próxima semana para dar continuidade ao atendimento e garantir o cuidado e a segurança das crianças no trajeto escolar”.
Uma nova frota também será contratada, conforme o município.