Publicado em 12/08/2025
A chuva de meteoros Perseidas, uma das mais conhecidas e aguardadas do ano, irá atingir o pico de atividade entre a noite de terça (12) e madrugada de quarta-feira (13). O fenômeno será mais visível da região norte do Brasil, mas o brilho da Lua quase cheia deve reduzir a quantidade de meteoros evidentes, favorecendo a observação dos mais brilhantes.
Conforme o Observatório Nacional (ON), a chuva pode ser vista de meados de julho até o fim de agosto, mas o seu auge ocorre agora. No Hemisfério Norte, em condições ideais, é possível ver de 50 a 75 meteoros por hora.
Para tentar observar o fenômeno, é importante procurar um local escuro e afastado de grandes cidades, longe de poluição luminosa. Ainda segundo o ON, não há um horário exato para o pico. Porém, a melhor chance de observação é durante a madrugada, a partir das 3h.
Lua de sangue em setembro
Além deste, outro fenômeno poderá ser visto ainda este ano, o eclipse lunar conhecido como “Lua de sangue”. Em 7 de setembro de 2025, será possível observar a Lua com um tom avermelhado. Esse será o segundo eclipse total do ano e poderá ser visto em várias regiões do planeta, com duração e visibilidade diferentes conforme o local.
Infelizmente, no Brasil, o eclipse não poderá ser observado diretamente, já que a Lua estará abaixo do horizonte. Mas, para quem deseja acompanhar o fenômeno, há a alternativa de assistir às transmissões ao vivo.
As regiões da Ásia e da Austrália Ocidental terão as melhores condições para acompanhar o eclipse lunar total de setembro. Nesses locais, será possível observar todas as etapas do fenômeno, desde o início até o momento em que a Lua retorna ao seu brilho total.