Publicado em 29/08/2025
Evento poderá ser acompanhado em tempo real no YouTube
Prepare-se para um espetáculo astronômico: a Lua de Sangue de setembro marcará o eclipse total mais longo de 2025, com duração de 82 minutos. O fenômeno, que deixará a Lua em tom avermelhado, ocorrerá no dia 8 de setembro. No Brasil, ele não poderá ser visto a olho nu, mas o Observatório Nacional fará transmissão ao vivo no YouTube, permitindo que os apaixonados por astronomia acompanhem cada detalhe.
Quando vai acontecer a Lua de Sangue?
Para os brasileiros, a transmissão oficial começará às 12h (horário de Brasília) do domingo, 7 de setembro, um dia antes do ápice em outros locais do mundo. Já em diferentes regiões do planeta, o eclipse lunar total poderá ser observado entre 15h28 e 20h55 (12h28 e 17h55 no horário de Brasília), quando a Lua estará completamente imersa na sombra da Terra por pouco mais de uma hora e vinte minutos.
Na Austrália, por exemplo, o ápice acontecerá entre 1h30 e 2h52 do dia 8 de setembro. Já na Índia, será visível entre 23h do dia 7 e 0h22 do dia 8. Outros países, como Egito e África do Sul, também terão a oportunidade de observar a Lua de Sangue em horários distintos, todos com a mesma duração impressionante do fenômeno.
Embora este eclipse lunar total não possa ser visto no Brasil, os especialistas lembram que o próximo evento observável no país será em 3 de março de 2026, uma terça-feira, segundo informações da Nasa. Eles ainda recomendam que, nos locais onde será possível acompanhar o fenômeno, a observação comece cerca de 75 minutos antes da totalidade, já que o processo gradual da sombra da Terra cobrindo a Lua também rende imagens espetaculares e reforça o fascínio por esse fenômeno raro.