Publicado em 03/09/2025
Atendimentos de urgência serão direcionados para o Hospital Municipal e UPA do Marajó; serviços de baixa complexidade e ambulatoriais também foram reorganizados.
A Prefeitura de Valparaíso de Goiás iniciou, nesta segunda-feira (1º/09), o processo de encerramento definitivo do CAIS Valparaíso II. A desativação da unidade faz parte do plano de modernização da rede municipal de saúde e marca o início da construção de uma nova estrutura, mais moderna, equipada e preparada para oferecer conforto e eficiência à população.
De acordo com a gestão municipal, os atendimentos de urgência e emergência passam a ser realizados no Hospital Municipal de Valparaíso (HMV), no Jardim Céu Azul, e na UPA do Marajó, que recebeu reforço de equipes médicas. Ambas as unidades funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Já os casos de baixa complexidade serão absorvidos pelas unidades de saúde dos bairros Ypíranga e Jardim Oriente, que atenderão de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, com suporte medicamentoso adequado.
Os ambulatórios, o CTA e o CEM foram transferidos para o antigo prédio do IPASVAL. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) passa a funcionar no mesmo espaço que antes abrigava o CEM. Outra mudança foi a reorganização do acesso ao Hospital Municipal, que agora deve ser feito pela entrada lateral.
Durante o ato de encerramento do CAIS, o prefeito Marcus Vinicius destacou, ao lado da secretária municipal de Saúde, Luciana Mendes, de vereadores e do diretor Renato Ramos, que a medida não representa perda, mas avanço.
“Em breve, Valparaíso contará com uma nova unidade 24h, mais estruturada, confortável e moderna, como nossa cidade merece”, afirmou o gestor.
Valparaíso é a única cidade da região a manter três unidades de saúde de porta aberta 24h. Segundo a Prefeitura, o objetivo da reorganização é reduzir a superlotação, melhorar o fluxo de atendimentos e garantir acolhimento em espaços mais seguros e adequados às necessidades da comunidade.