Evento ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães até este domingo (22)
Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira
- A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi lançada, nesta terça-feira (17), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento é considerado uma das principais iniciativas de popularização e difusão do conhecimento científico e tecnológico do país. O tema escolhido para a edição deste ano é “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.
Durante a solenidade de abertura, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gustavo Amaral, destacou o valioso potencial das instituições de pesquisa e startups brasilienses. “O ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Distrito Federal é formado por diversas instituições de renome, startups inovadoras e empresas que estão comprometidas em desenvolver e apresentar soluções para os grandes desafios da atualidade”, frisa.
Na ocasião, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que a Semana Nacional representa uma oportunidade ímpar para despertar o interesse de crianças e jovens pelo conhecimento científico e tecnológico. “Este é um evento que mobiliza a população em torno do papel da ciência como ferramenta para geração de valor, inovação, riquezas, soluções para os nossos desafios de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, enfatiza.
Saiba mais
A SNCT foi criada em 2004 e tem como mote a mobilização da população, principalmente de crianças e jovens, em torno de atividades de ciência e tecnologia. O evento é coordenado pelo MCTI por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social e ocorre nas escolas, universidades, museus, instituições de ciência e tecnologia, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos em várias cidades do país. A programação conta com palestras, oficinas, debates e exposições.