quinta-feira, setembro 19, 2024
spot_img
InícioDestaquesTrês cidades de Goiás estão entre as 100 mais empreendedoras do País

Três cidades de Goiás estão entre as 100 mais empreendedoras do País

Em 2022, Goiás participava do ranking com Goiânia (14ª posição), Anápolis (55ª posição) e Aparecida (65ª posição).

Vista do Parque Flamboyant, em Goiânia

Vista do Parque Flamboyant, em Goiânia (Foto: Jamyle Amoury)

Três cidades de Goiás estão entre as cem mais empreendedoras do País, de acordo com estudo realizado pela Escola Nacional de Administraço Públlica (Enap). São elas: Goiânia, na 10ª posição; Aparecida, na 35ª posição; e Anápolis, na 45ª posição.

Em 2022, Goiás participava do ranking com Goiânia (14ª posição), Anápolis (55ª posição) e Aparecida (65ª posição).

O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) foi lançado em 2014, e chegou agora à sétima edição. Em sua primeira versão, as 14 maiores cidades brasileiras foram analisadas, passando-se para 32 na edição posterior, de 2015, número que foi mantido até a quarta edição, publicada em 2017.

O ICE tem como objetivo analisar e comparar os ecossistemas empreendedores das 101 cidades mais populosas do Brasil, explorando as condições que essas cidades oferecem para o desenvolvimento da atividade empreendedora. O contexto escolhido foi as cidades porque são nelas que a atividade empreendedora efetivamente se manifesta. “É um esforço analítico para apontar como esses municípios podem criar melhores condições para o desenvolvimento do empreendedorismo”, diz a Enap.

O estudo é feito a partir de sete determinantes, que são ambiente regulatório (tempo de processos, tributação e complexidade burocrática), infraestrutura (transporte interurbano e condições urbanas), mercado (desenvolvimento econômico e clientes potenciais), acesso a capital (capital disponível), inovação (inputs e outputs), capital humano (acesso e qualidade da mão de obra básica/qualificada), e cultura empreendedora (iniciativa e instituições).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais Populares