Camisa 10 marcou os dois gols da partida e garantiu a vitória do Timão em Itaquera
Julia Mazarin•
Publicada em 28/05/2023 – 18:02•
São Paulo (SP)
O Corinthians venceu o Fluminense por 2 a 0 na tarde deste domingo, na Neo Química Arena, pela oitava rodada do Brasileirão. Róger Guedes desencantou e foi o autor dos gols da primeira vitória alvinegra sob o comando de Vanderlei Luxemburgo
Com o resultado, o Timão se recupera no torneio e sai da zona de rebaixamento, chegando a 8 pontos e subindo para a 14ª colocação. Já o Fluminense tem 13 e está na 5ª posição.
Na próxima quarta-feira, às 21h30, o Corinthians entra em campo contra o Atlético-MG, em casa, pela volta das oitavas da Copa do Brasil. Já um dia depois, na quinta, às 20h, o Fluzão encara o clássico contra o Flamengo, no Maracanã, também pelas oitavas da competição nacional.
‘CARROSSEL TRICOLOR’
Mesmo visitante, o Fluminense dominou praticamente todo o primeiro tempo. Com o auxiliar Eduardo Barros à frente da equipe, o time carioca chegou ao ataque com certa facilidade, principalmente com Paulo Henrique Ganso comandando o meio de campo e fazendo o Timão ter que ‘rodar’ no setor. Uma das principais chances aconteceu aos 24 minutos, quando o ‘carrossel tricolor’ deu certo. Ganso achou boa bola para Lima, que invadiu a área e cruzou para Samuel Xavier chutar de primeira. Mesmo com um desvio na zaga, Cássio estava esperto e defendeu.
GIGANTE CÁSSIO
O goleiro do Timão salvou o empate no primeiro tempo, já que os cariocas não davam descanso com tabelinhas e finalizações. O Alvinegro não conseguiu sair do campo de defesa e não arriscou nenhuma finalização. Por isso, o sistema defensivo precisou ser preciso – e foi o que aconteceu. Aos 32′, a defesa do jogo. André recebeu de Lima e chutou colocado de fora da área, mas o “Gigante” fez a defesa com a ponta dos dedos e evitou o que poderia ter sido uma vitória parcial do Flu. Com isso, o placar foi para o intervalo com o zero para os dois times.
A MELHORA E O AMÉM
O começo do segundo tempo foi bom para o Corinthians colocar em prática o que provavelmente foi falado no vestiário no intervalo. Os donos da casa melhoraram na partida, impuseram um ritmo mais acelerado e conseguiram fazer com que isso surtisse efeito em pouco tempo. Logo aos 13 minutos, Roni conseguiu uma bela roubada de bola e inverteu para Bidu. O lateral-esquerdo arrancou com liberdade e encontrou Yuri Alberto na área. O centroavante fez o toque perfeito para a dupla Róger Guedes desviar de cabeça e abrir o placar. 1 a 0 Timão.
RETORNO DE RENATO AUGUSTO
Aos 26′, Luxemburgo chamou o meio-campista e a torcida foi à loucura em Itaquera. O camisa 8 voltou a entrar em campo depois de 52 dias e a esperança de uma boa sequência vai muito em cima dele. Dentro das quatro linhas, Renato foi bem e até arriscou a finalização de fora da área que é sua especialidade, mas a bola passou ao lado do gol de Fábio.
RÓGER GUEDES LIQUIDA A VITÓRIA
O final do jogo foi animado no estádio corintiano. O Fluminense até pressionou e buscou o empate, mas foi o Corinthians que liquidou o resultado com Róger Guedes. Fagner recebeu um bom passe de Renato Augusto, arrancou com liberdade e conseguiu um lançamento para Róger Guedes, que tentou o passe para Yuri Alberto mas viu a bola parar direto no fundo do gol. Duas vezes Róger Guedes para garantir a primeira vitória do Alvinegro sob o comando de Luxemburgo após sete jogos.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 x 0 FLUMINENSE
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data e hora: 28 de maio de 2023, domingo, às 16h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Thiago Augusto Diel (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Público e renda: 34.624 presentes / R$ 2.040.799,69
Cartões amarelos: Gil, Bidu e Fausto Vera (COR); Felipe Melo e Samuel Xavier (FLU)
Gol: Róger Guedes (1-0, 13’/2ºT) (2-0, 46’/2ºT)
CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez (Fagner, aos 38’/2ºT), Gil, Murillo e Bidu; Roni, Fausto Vera e Maycon (Renato Augusto, aos 18’/2ºT) ; Adson (Wesley, aos 37’/2ºT), Roger Guedes e Yuri Alberto (Giuliano, aos 47’/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (John Kennedy, aos 18’/2ºT) e Guga (Giovanni Manson, aos 37’/2ºT); André, Martinelli e Arias; Ganso, Lima (Arthur, aos 37’/2ºT) e Cano (Lelê, aos 37’/2ºT). Técnico: Eduardo Barros (interino).