sábado, novembro 23, 2024
spot_img
InícioBrasilGuarda Costeira dos EUA anuncia investigação oficial sobre o submersível Titan

Guarda Costeira dos EUA anuncia investigação oficial sobre o submersível Titan

Comissão vai investigar as causas da implosão do subaquático, que desapareceu há uma semana com cinco pessoas a bordo

A Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou neste domingo (25) uma investigação oficial sobre as causas da implosão do submersível Titan, que desapareceu há uma semana com cinco pessoas a bordo, quando se deslocava para ver os destroços do Titanic.

Em entrevista coletiva, o contra-almirante John Mauger explicou que a Guarda Costeira convocou oficialmente uma comissão de investigação marítima sobre a perda do submersível.

A comissão tentará responder às razões da tragédia e terá poderes para fazer recomendações às autoridades competentes sobre a imposição de sanções civis ou penais.

A investigação será conduzida pelo capitão Jason Neubauer, que explicou entrevista coletiva que o principal objetivo é “evitar que algo semelhante aconteça” no futuro, fazendo “as recomendações necessárias para melhorar a segurança marítima em todo o mundo”.

Na sexta-feira (23), a Guarda Costeira declarou o fato “um incidente marítimo grave” e decidiu lançar “uma investigação comumente conhecida como MBI”, que é “o nível mais elevado de investigação conduzido pela Guarda Costeira”, explicou.

O MBI, disse Neubauer, está atualmente na sua “fase inicial de coleta de provas”, com a recuperação dos destroços da implosão em coordenação com as autoridades canadenses.

Na sexta-feira, o Canadá anunciou o lançamento de uma investigação sobre o acidente com o submersível Titan.

A investigação será conduzida pelo Escritório de Segurança dos Transportes do Canadá (TSB, na sigla em inglês), que é responsável pela investigação de todos os acidentes de transporte ocorridos no Canadá ou que envolvam veículos e navios canadenses.

Após a coleta de provas, Neubauer afirmou que será realizada uma “audiência pública formal” para reunir depoimentos de testemunhas adicionais, a fim de determinar a causa deste incidente marítimo.

Um relatório final será então emitido e compartilhado com as autoridades marítimas nacionais e internacionais para “ajudar a melhorar” o quadro de segurança das operações com submersíveis.

Em comunicado, a empresa Pelagic Research Services, proprietária do veículo operado remotamente (ROV) que encontrou o naufrágio na quinta-feira passada, confirmou que foram efetuados quatro mergulhos até o momento.

“Continuamos trabalhando incansavelmente no nosso papel de apoio a esta missão”, disse Ed Cassano, diretor executivo da Pelagic Research Services.

A Guarda Costeira dos EUA anunciou na quinta-feira que tinham sido encontrados “destroços” perto da zona onde estão os destroços do Titanic. Posteriormente, confirmou que os destroços eram a parte exterior do submersível Titan. Mauger confirmou que os cinco ocupantes morreram na sequência de uma “implosão catastrófica” do Titan.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais Populares