Evento será realizado no auditório da Faculdade Sena Aires, no dia 23 de novembro, às 8h30.
O Ministério Público de Goiás (MPGO), em parceria com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), realizará na próxima quinta-feira (23/11), a partir de 8h30, em Valparaíso de Goiás, audiência pública do programa Goiás contra a Carne Clandestina.
Concebida pelo MPGO, a iniciativa destina-se ao combate à venda de produtos de origem animal impróprios para o consumo. O programa é desenvolvido em conjunto com a Agrodefesa, com a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), com a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), com as Polícias Civil e Militar, além de Vigilâncias Sanitárias municipais.
A organização da audiência pública no dia 23 está a cargo da 4ª Promotoria de Valparaíso de Goiás, com apoio da Área do Meio Ambiente e do Consumidor do MPGO e da prefeitura, além dos órgãos parceiros do programa. O evento será realizado no auditório da Faculdade Sena Aires.
Como explica a promotora de Justiça Oriane Graciani de Souza, em atuação perante a 4ª Promotoria de Valparaíso de Goiás, o objetivo da audiência pública é esclarecer e orientar os proprietários de estabelecimentos comerciais, os Poderes Executivo e Legislativo municipais e a comunidade em geral sobre os malefícios decorrentes do consumo de produtos produzidos e armazenados em desconformidade com a lei. A intenção, observa, é focar numa atuação preventiva, visando a promover uma conscientização sobre a importância da observância das normas sanitárias na comercialização de produtos de origem animal.
Uma das finalidades dos debates é explicar a relevância da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) como forma de aprimorar o controle sobre os produtos.
Programa está sendo retomado
A realização da audiência pública com caráter preventivo está inserida na reformulação do programa Goiás contra a Carne Clandestina. A retomada do projeto após a pandemia da Covid-19 foi definida pelo MPGO e pelos parceiros no ano passado, com a indicação de algumas mudanças nas ações a serem realizadas. O programa conta com etapas educativas e de fiscalização, todas voltadas ao combate da venda de produtos de origem animal impróprios para consumo.
SECOM-PMVG
Com informações da Comunicação Social do MPGO