A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) alertou a população goiana sobre a baixa cobertura vacinal por Covid-19
O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida todos os valparaisenses para estarem completando o esquema vacinal contra a Covid-19.
A intensificação no esquema vacinal, se dá após o alerta emitido pela A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) sobre a baixa cobertura vacinal por Covid-19 no estado, que gerou preocupação diante dos óbitos registrados nos sete primeiros meses do ano e a chegada do tempo seco que também é um fator que favorece o desenvolvimento de problemas respiratórios.
De acordo com a SES, em todo o estado, do total de 553 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em 2023, 262 foram por Covid-19, o que representa quase metade dos registros (47%).
Dos óbitos pela doença, 204 foram de pessoas com mais de 60 anos, uma média de 77%. Ao todo, já são 5.880 casos por Srag em Goiás em 2023, sendo 1.032 deles por Covid-19 (17%).
Nova variante
Além da situação estadual, um alerta mundial foi emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a chegada da nova variante Eris (EG.5) do coronavírus que já foi denominada perigosa ser ainda mais contagiosa que a Ômicron.
A Eris já foi identificada em 51 países. Dentre eles, a China já representa quase 30% das novas infecções, os Estados Unidos, 18%, e a Coreia do Sul, 14%. Praticamente todos os países da Europa Ocidental também já relataram casos da variante.
Valparaíso dentro do recomendado
Apesar dos números preocupantes no estado do alerta mundial, de acordo com a Coordenação de Imunização, os dados de vacinação da cidade de Valparaíso de Goiás são positivos e estão de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que recomenda que as operações nacionais de vacinação contra a COVID-19 continuem com esforços intensificados para atingir pelo menos 70% da população total.
A coordenadora de imunização do município, Ana Andréia, convida toda a população valparaisense que ainda não tomou todas as doses de vacina para estarem completando seus esquemas vacinais.
“É nosso dever, como cidadãos, de continuar nessa tarefa de proteção e cuidado, pois foi um grande desafio vencer a pandemia e chegar nesse momento, que é justamente o resultado da vacinação em massa”.
Ponto de vacinação para COVID-19
Todos os dias, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h30 as 16h30, UBS Cruzeiro do Sul, localizada na Quadra 1, Lote 23/24, no bairro Cruzeiro do Sul, dispõe de vacinação contra a Covid-19.
A cidade também conta com a disponibilização de vacinas contra a Influenza (Gripe) e demais vacinas de rotina presentes em todas as Unidades de Atenção Básica, com exceção do ESF Jardim dos Florais e Ipiranga.
SECOM-PMVG