quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioDestaquesPrevisão de calorão com pancadas de chuva isoladas segue para Goiás na...

Previsão de calorão com pancadas de chuva isoladas segue para Goiás na semana

André Amorim, gerente do Cimehgo, faz um alerta à população, recomendando evitar exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia, especialmente à tarde, e manter atenção à hidratação

Nesta semana, Goiás experimentará condições de um clima quente, conforme indicado pelo boletim emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

André Amorim, gerente do instituto, esclarece que o calor já está evidente desde o final da última semana, com um bloqueio atmosférico impedindo a formação de nuvens de chuva, resultando no aumento da temperatura e na diminuição da umidade do ar.

No entanto, Amorim lembra que pode ocorrer pancadas de chuva isoladas, ou seja, pouca água e em um ponto específico, mas passageira e que não resolve a situação da umidade.

O boletim ressalta a possibilidade de uma onda de calor, especialmente na região Centro Sul do Estado, com algumas chances de chuvisqueiros no Sudoeste e Oeste. Para a Capital, a previsão também aponta temperaturas elevadas, com a possibilidade de a máxima atingir cerca de 35ºC.

Amorim faz um alerta à população, recomendando evitar exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia, especialmente à tarde, e manter atenção à hidratação.

O gerente explica que um bloqueio atmosférico geralmente está associado a um período mais quente e seco do que o usual. As áreas de alta pressão que se estabelecem sobre determinadas regiões impedem a instalação de massas de ar ou frentes atmosféricas.

“É como um ventilador soprando ao contrário, o ar de baixa pressão puxa para dentro enquanto o de alta pressão expele”, compara.

E a chuvas?

Um período chuvoso de fato, em que há precipitações em mais áreas e por mais tempo, é esperado para o final de semana, segundo André Amorim.

“Aquela chuva, que resolve o problema, tem maior durabilidade e cai em vários lugares ao mesmo tempo, deverá começar no sábado. No domingo, já temos a previsão de uma umidade mais estável e uma chuva mais significativa”, projeta.

Ainda conforme Amorim, “pelos prognósticos, a situação é um pouco mais complicada. A previsão para o retorno da chuva é somente para o dia 19”.

fonte Jornal Opção – Júnior Kamenach

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais Populares