Grupo teria 151 deputados e 17 senadores
O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do pP, garante que, apesar das divergências regionais, a Federação com União Brasil e Republicanos sai ainda este ano. Juntos, os partidos vão corresponder mais de 20% do tempo de propaganda eleitoral de Rádio e TV, além de um fundo eleitoral gigante.
O ‘partidão’, caso seja formado, terá 151 deputados e 17 senadores. “São 3 partidos que têm uma identidade. São partidos de centro, que têm perfil mais conservador. Tem muita possibilidade de fazer essa federação, não é uma coisa tão a curto prazo, porque mexe nos comandos dos Estados. Mas seria muito positivo, se tornaria o maior bloco político da história do país”, afirmou em entrevista ao Pode360.
Entenda a Federação
A federação partidária é uma forma de organização política que permite a união de dois ou mais partidos em uma única estrutura jurídica. Essa união é feita por meio de um contrato que estabelece os direitos e deveres dos partidos federados, bem como os objetivos e princípios da federação.
O modelo foi criado no Brasil pela Lei nº 14.117, de 8 de janeiro de 2021, com o objetivo de fortalecer a representatividade e a diversidade dos partidos políticos no país.